A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande-MS é uma instituição filantrópica, formada por voluntárias movidas pelo amor ao próximo, pela solidariedade e responsabilidade social, atuando em prol dos pacientes oncológicos.
Nossa Rede beneficente integra a Fundação Carmem Prudente de MS e está sediada dentro das instalações do Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA), ao qual é precursora, atuando pela humanização nos atendimentos com um corpo de voluntárias engajadas no auxílio aos pacientes portadores de neoplasias oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde). São feitas diversas ações beneficentes, dentre elas o fornecimento de cestas básicas, doações de lenços, toucas e perucas, sutiãs e próteses. Aos pacientes vindos do interior do Estado do Mato Grosso do Sul, a Rede também faz o suporte, através da Casa de Apoio, localizada na Rua Perseverança, 391 (atrás da Panan), com 32 leitos e média de 1.400 diárias por ano. Além da estadia, são fornecidos aos pacientes alimentação e transporte durante o período do tratamento.
Nos esforçamos para que as informações preventivas ao câncer sejam propagadas e o acesso aos exames e tratamento seja ampliado.
LINHA DO TEMPO
1954– Foi fundada a Associação Campograndense de Combate ao Câncer (ACCC), no então município de Campo Grande-MT, pelo médico ginecologista Dr. Alberto Neder.
1955– Inspirado no trabalho do Dr. Antonio Prudente e Carmem Annes Dias Prudente, da cidade de São Paulo, foi instituída em Campo Grande-MT como um departamento da Associação (ACCC) a Liga Feminina, composta por voluntárias, senhoras da sociedade campograndense.
1956– Iniciando as atividades da Liga Feminina foram desenvolvidas campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. Pioneiras, as Sras. Sara Abussafi Figueiró e Dra. Geni N. Ishikawa, médica ginecologista, foram responsáveis pelas primeiras campanhas e atendimentos preventivos. A Liga Feminina cresce e transforma-se em Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a eleição da primeira diretoria composta pela presidente Sra. Benedita Figueiró de Oliveira e a Secretária Sra. Sara Abussafi Figueiró.
1968– Nos 12 primeiros anos de atividade, o serviço foi o único do então Estado do Mato Grosso a realizar a prevenção e combate à doença oncológica. Neste período, assume a presidência a Sra. Syla de Castro e a vice-presidente Conceição Buainain.
1969– Inicia-se a construção da primeira sede própria da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na Rua Perseverança, 50, bairro Ambambaí, Campo Grande-MS.
1970– Inauguração da primeira sede própria RFCC, na Rua Perseverança, 50, bairro Ambambaí em Campo Grande-MS, com a presença da Sra. Carmem A. Dias Prudente. Intitulado como “Ambulatório Nossa Sra. Aparecida”, o local homenageia a benemérita Sra. Maria Aparecida Pedrossian, responsável pela doação do imóvel.
1977– Até este período, todos os pacientes oncológicos eram encaminhados pela Rede Femina de Combate ao Câncer para o Estado de São Paulo, pois no Estado do MT ainda não existia tratamento especializado.
1979– Com a inauguração do setor de oncologia do Hospital Universitário, em Campo Grande-MS, surge a necessidasde de uma casa para abrigar os pacientes vindos do interior do Estado.
1980– Foi lançada a pedra fundamental para a construção do Abrigo Espera.
1982– Inaugura-se o Abrigo de Espera Carmem Annes Dias Prudente, numa justa homenagem à então Presidente Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
1984– Em 9 de maio de 1984, no Abrigo Espera da RFCC, é oficialmente fundada a Associação Campograndense de Combate ao Câncer (ACCC), com a primeira eleição de diretoria, com a Presidência do Sr. Nelson Buainain e Vice-Presidente Maria Conceição Buainain. Na oportunidade também é realizada nova eleição da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que fica sob a Presidência da Sra. Maria Conceição Buainain, e Vice-Presidente, Helga Lires Lopes.
1995– Em 28 de julho de 1995, é inaugurado o Hospital de Câncer Dr. Alfredo Abrão, em homenagem o médico sul-mato-grossense, pioneiro em oncologia. A partir de então, a Rede Feminina de Combate o Câncer de Campo Grande-MS, passa a funcionar dentro das instalações do hospital, prestando os atendimentos sociais voltados aos pacientes oncológicos. A Casa de Apoio, coordenada pelas voluntárias, é mantida para hospedagens de pacientes oncológicos do SUS, vindos do interior do Estado. As duas instituições, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande-MS e Hospital de Câncer Dr. Alfredo Abrão, transformam-se em uma única instituição beneficente intitulada Fundação Carmem Prudente de Mato Grosso do Sul.
2019– Em 1 de outubro é inaugurada uma nova sede da RFCC-CG/MS, totalmente cor de rosa, cor mundial do voluntariado. No local funcionam o Bazar/Brechó, a Loja do Bem com vendas de canecas, camisetas e artesanatos, a Lanchonete ‘Sabores Rosa’ e a administração.
Através da união de esforços do serviço voluntário buscamos suprir as necessidades dos pacientes oncológicos, oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde), com ações efetivas que propiciem o suporte necessário para que os mesmos prossigam com dignidade a luta contra a doença.
Na Casa de Apoio hospedamos pacientes oncológicos do SUS, vindos de outros municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, provendo estadia, alimentação e transporte durante o tratamento. Pensando no bem-estar e autoestima da mulher doamos perucas, lenços, toucas e sutiãs com próteses.
No Hospital de Câncer de Campo Grande MS Alfredo Abrão (HCAA) servimos o conhecido Chá do Amor, doando pão, chá e muita atenção e carinho aos pacientes, visitando também os internados, doando kits de higiene, fraldas geriátricas, dentre outros.
Promovemos as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, para conscientizar e alertar à população sobre a importância da prevenção sobre os cânceres mais incidentes. Buscamos manter, gerar e multiplicar os esforços de todos com ações solidárias em prol desta causa pela vida.
Nossa missão é cuidar dos pacientes oncológicos com amor, dedicação e carinho!
Quer nos ajudar? Clique aqui
Precisamos da sua colaboração para continuarmos nossa missão solidária!
(67) 3324-7676 – Sede administrativa
(67) 3325-5096 – Casa de Apoio
(67) 99683-1497 – Whatsapp
Administração:
8h às 11h e 13h às 16h
De segunda à sexta-feira. Não abrimos aos fins de semana e feriados.
Bazar:
8h às 11h30 e 12h30 às 17h (*sexta até às 16h)
De segunda à sexta-feira. Não abrimos aos fins de semana e feriados.
SEDE
R. Mal. Rondon, 1053 (dentro do Hospital de Câncer de CG/MS Alfredo Abrão)
Amambai – Campo Grande – MS
79002-205
CASA DE APOIO
Rua Perseverança, 50 (atrás da Panan)
Bairro Amambaí
79008-080